Como se desenvolve

Como se desenvolve a mediação?

1. Uma das partes interessadas procura a MEDIARCONSENSO, que entra em contato com a outra parte através de uma Carta Convite, oferecendo o serviço. Caso haja interesse, é agendada a primeira reunião. Se a parte convidada não aceitar participar do procedimento, seja por manifestação expressa, silêncio, ou por qualquer outra forma, a outra parte, será imediatamente comunicada por escrito. Nessa hipótese, o assunto será arquivado.

 

2. Na primeira reunião, todas as etapas do processo serão estabelecidas pelas partes, de comum acordo, com base no regulamento da MEDIARCONSENSO desde o rito do procedimento, instalação, duração, escolha do método (mediação ou negociação), escolha do mediador ou negociador, exames, vistorias, custos, e quaisquer outras necessidades referentes ao assunto em questão.

 

3. Qualquer das partes pode optar por encerrar o processo a qualquer momento, durante seu andamento.

 

4. A solução deverá ser criada de comum acordo entre as partes. Havendo ou não acordo, as partes assinam o Termo Final da Mediação e o processo é encerrado.

 

A mediação pode ser adotada como meio de solução de questões e conflitos, mesmo nos processos judiciais em andamento. Pode ser adotada também em negócios ou questões que não sejam litigiosas, hipótese em que os profissionais designados pela MEDIARCONSENSO podem atuar como facilitadores do entendimento.